Dois anos da tragédia em Mariana/MG
06 de Novembro de 2017
Mariana/MG - No próximo dia 5 de novembro faz 2 anos que a barragem de Fundão, em Mariana-MG, operada pela mineradora Samarco, se rompeu e liberou um quantidade incalculável de lama, que destruiu cidades, vitimou milhões de cidadãos e matou 19 pessoas.

Membros do Observatório de Saúde do Trabalhador de Belo Horizonte acompanharam o processo posterior ao rompimento, o que pode ser lido no relatório técnico do Ministério do Trabalho. Também foram produzidos artigos sobre o tema, entre os quais se discute o episódio do rompimento da barragem, seus danos e repercussões sobre os trabalhadores e a população atingida e os limites de segurança e as barreiras de prevenção de acidentes das barragens.

Para relembrar o acontecimento, o jornal Folha de São Paulo produziu um série de reportagens especiais sobre os dois anos do rompimento da barragem. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo.

Buscando atualizar as informações sobre as vítimas e os danos da tragédia, na próxima semana há uma série de atividades promovidas por organizações de direitos humanos e universidades. Entre elas estão seminários e simpósios sobre os desdobramentos do crime ambiental, missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Mariana e coletiva de imprensa com representantes das comunidades atingidas pela lama, na qual será feito um balanço da situação, dois anos após o desastre.
Fonte: Revista Proteção
FOTOS
COMENTÁRIOS