Exames
O QUE É AUDIOMETRIA OCUPACIONAL?
É um exame que, por meio de estímulos sonoros diversos e da compreensão de palavras emitidas no decorrer de sua realização, avalia a audição e mede quanto a pessoa efetivamente ouve, além de verificar o percentual de detecção da fala. O teste analisa separadamente o ouvido direito e o esquerdo. 

PARA QUE SERVE?
A audiometria serve para identificar problemas auditivos em fase inicial e para acompanhar problemas já existentes, sendo capaz de caracterizar o tipo e a intensidade da perda de audição. Normalmente, é o primeiro exame a ser realizado diante de alguma queixa como surdez, sensação de ouvido tampado e zumbido, entre outras.

COMO É FEITO?
Numa cabine isolada acusticamente, a pessoa recebe um fone de ouvido e informa a Fonoaudióloga se ouve ou não os diferentes tons que vão sendo transmitidos, em várias intensidades e frequências. Além disso, o indivíduo avaliado tem ainda de repetir as palavras que escuta, também via fone, conforme seu entendimento.

PREPARO:
- Estar com os ouvidos e condutos auditivos limpos;
- Repouso auditivo antes do exame (evitar som muito alto, como por exemplo: exposição à caixas acústicas, fones de ouvido etc).

O QUE É AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL?
É uma das técnicas utilizadas para avaliar candidatos que vão trabalhar ou que trabalham em espaço confinado, altura, entre outros, chamados de cargo de risco. Com o teste para avaliação psicossocial é possível identificar características psicológicas necessárias e importantes para que a pessoa consiga desempenhar suas atividades de maneira segura. O resultado do teste para avaliação psicossocial tem o objetivo de responder a seguinte questão: o indivíduo dispõe das características psicológicas exigidas para exercer o cargo de risco?

QUAL A IMPORTÂNCIA?
O trabalho em espaços confinados ou altura exige do indivíduo uma série de características psicológicas para que não corra riscos durante a atividade laboral. Características como controle emocional, atenção, resiliência, impulsividade, depressão são alguns exemplos de construtos avaliados por meio do teste para avaliação psicossocial. É importante que essas características estejam presentes no indivíduo de maneira adequada, para que diante das peculiaridades dessas atividades (alturas e pequenos espaços) o indivíduo não perca o controle de suas atitudes e emoções. Portanto, o teste para avaliação psicossocial ajuda a identificar tais atitudes que são importantes para a segurança dos trabalhadores dessa área.

PREPARO:
- O sujeito deve estar descansado e bem alimentado;
- Deve estar em condições físicas adequadas;
- Evitar excesso de cafeína no dia da avaliação;
- Evitar vir dirigindo moto ou bicicleta até o local da avaliação, por motivos de trepidação;
- Trazer óculos de lentes de correção caso use;
- Trazer documentos de Identidade e CPF.

O QUE É ELETROCARDIOGRAMA (ECG) DIGITAL?
É um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (potenciais elétricos) e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração. A atividade elétrica cardíaca é dada pela variação da quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas, a qual gera diferenças de concentrações desses íons na periferia do corpo. São essas diferenças, captadas por eletrodos sensíveis colocados em pontos específicos do corpo, que são registradas nos gráficos do eletrocardiograma. Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante em cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições ligeiras até outras muito graves, como os infartos do miocárdio, por exemplo.

PARA QUE SERVE?
O exame pode detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos. O eletrocardiograma deve ser executado periodicamente, a partir dos 40 anos. A partir dele podem ser solicitados outros exames, mais específicos, se necessário.

PREPARO:
O exame é simples, indolor e geralmente muito rápido. O paciente deve deitar-se numa maca, de barriga para cima, tendo ao lado o pequeno aparelho que constitui o eletrocardiógrafo (usualmente portátil). A técnica colocará eletrodos justapostos à pele dos braços (faces anteriores dos punhos), pernas (faces antero-mediais) e tórax do paciente, que captarão os estímulos elétricos do coração ou as repercussões deles à distância. A pele deve estar bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos eletrodos. Para facilitar a captação desses estímulos geralmente é aplicado sobre a pele um gel condutor. Os eletrodos dos membros são fixados por braceletes e os do tórax por uma espécie de ventosa de borracha, permitindo aderência à pele sem o uso de agulhas ou outros instrumentos invasivos. Se o corpo do paciente tiver muitos pelos, uma depilação deve ser feita e se a pele for especialmente oleosa deve ser promovida uma limpeza local com álcool.

O QUE É ELETROENCEFALOGRAMA (EEG) DIGITAL?
É um exame que registra a atividade elétrica do cérebro e que detecta alterações que possam justificar sintomas neurológicos, como, por exemplo, a perda de consciência. As anormalidades são identificadas conforme o traçado das ondas cerebrais no monitor do equipamento e no papel, do mesmo modo que ocorre no eletrocardiograma, o exame que documenta a atividade elétrica do coração.

PARA QUE SERVE?
O eletroencefalograma,  tem na identificação, na classificação e no acompanhamento das epilepsias sua principal finalidade. O exame também serve para avaliar pessoas em coma e para investigar alguns distúrbios do sono, como o sonambulismo. Pode ainda ser útil para prestar esclarecimentos em outras enfermidades neurológicas, a exemplo de tumores cerebrais, demências e doenças degenerativas do sistema nervoso, mas apenas como método auxiliar, já que, para esses casos, há hoje exames de imagem mais esclarecedores.

PREPARO
- O paciente deverá estar bastante relaxado e permanecer quieto durante o exame;
- Os cabelos devem estar limpos e secos. 

O QUE É ESPIROMETRIA DIGITAL?
É um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. Em linhas gerais, a espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões.

O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.

A interpretação deste exame exige conhecimento de fisiologia e da mecânica respiratória humana e de doenças relacionadas ao pulmão. Mediante avaliação, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia certifica médicos pneumologistas a laudar os exames.

PREPARO:
Trata-se de um exame não invasivo e indolor, porém em raras situações de potencial risco para o paciente devido às manobras forçadas ou quando a situação do paciente possa comprometer o resultado do exame.

A coleta é realizada pelos profissionais do Laboratório De Lucca, equipe altamente qualificada. A clínica Centro Vida  terceiriza a coleta de exames e os mesmos são encaminhados ao laboratório de Análises Clínicas sob a responsabilidade do Bioquímico Dr. Tiago De Lucca. 

A coleta poderá ser realizada na clínica Centro Vida e nas dependências da empresa cliente. 

Os serviços serão apenas realizados na cidade de Panambi e Condor – RS.

Preparo:
- Todos os exames possuem preparo especifico, para tanto devem ser consultados anteriormente a coleta.

ASO (ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL):  Realizado por profissional médico do trabalho.

EXAMES COMPLEMENTARES: Juntamente com clínicas parceiras sediadas na cidade de Sarandi/RS, disponibilizamos os atendimentos de Exames Laboratoriais, Audiometria, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Espirometria, Raio-X, Avaliação Psicossocial e Avaliação Psicológica.

PERÍCIA REALIZADA POR JUNTA MÉDICA: Realizada exclusivamente para Servidores Públicos através de junta médica, composta por profissionais médicos do trabalho e profissionais médicos de diferentes patologias, atestando aptidão física e mental para o exercício do cargo, necessidade de afastamento, indicação de restrições laborais, aposentadoria por invalidez ou readaptação.

PERÍCIA MÉDICA ADMISSIONAL REALIZADA POR JUNTA MÉDICA: Realizada exclusivamente para Servidores que estão sendo admitidos através de Concurso Público, composta por profissionais médicos do trabalho atestando aptidão física e mental para o exercício do cargo.

Integrantes da Equipe
Dra. Andreia Sinnemann
Psicóloga – CRP 13.062
Formada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2003, Especialista em Saúde do Trabalhador pela mesma Universidade no ano de 2007.
Dra. Kelen Mattei Chini
Fonoaudióloga - CRFa 9181
Formada em Fonoaudiologia pela Universidade de Passo Fundo, no ano de 2008, Especialista em Audiologia com Enfoque na Prática Clínica e na Gestão de Serviços da Saúde do Trabalhador.
Dr. Luis Fernando Pegoraro
Cardiologista – CRM 14.934
Formado em Medicina pela Universidade de Passo Fundo, no ano de 1985, Especialista em Medicina Interna pela mesma Universidade, no ano de 1988, Especialista em Cardiologia pela mesma Universidade no ano de 1991. Socio efetivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardio-Vascular.
Dr. Diego Cassol Dozza
Neurologista - CRM 27.281
Formado em Medicina pela Universidade de Passo Fundo, no ano de 2002, Especialista em Neurocirurgia – Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 2008, Mestre em Tumores Cerebrais – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ /RJ, no ano de 2009. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Dra. Silvia Chiodelli Senger
Pneumologista - CRM 21.845
Formada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no ano de 1995, Especialista em Pneumologia – Pavilhão Pereira Filho – Irmandade Santa Casa de Misericórdia de POA.