Importância dos SESMTs na prevenção Covid-19
12 de Agosto de 2020
O fenômeno e o cenário da Covid-19 nunca foram experienciados pelos SESMTs das empresas, quer pelas suas características totalmente diferenciadas de previsibilidade e conhecimento dos aspectos intrínsecos da pandemia
O fenômeno e o cenário da Covid-19 nunca foram experienciados pelos SESMTs das empresas, quer pelas suas características totalmente diferenciadas de previsibilidade e conhecimento dos aspectos intrínsecos da pandemia, quer pela dificuldade/impossibilidade da utilização de ferramentas tradicionais preventivas da Segurança e Saúde do Trabalho, dentre as quais, a eliminação do agente (biológico no caso) e a adoção (eficaz) de algumas medidas coletivas clássicas. A afirmação é do consultor em SST e engenheiro de Segurança do Trabalho Roque Puiatti, que foi auditor fiscal por mais de 30 anos.

Ele complementa que os ambientes de trabalho e as formas nas quais as atividades são desenvolvidas vêm sendo redesenhadas em função do risco da doença, impactando no processo produtivo. “Neste momento, pode o SESMT agregar sua expertise de SST com a estrutura diretiva e operacional da empresa na definição e busca de formas em que as atividades sejam realizadas em condições que protejam a saúde dos trabalhadores da contaminação pelo novo coronavírus”, ressalta.

Conforme Puiatti, o agente biológico Covid-19 necessita ser bem compreendido pelos profissionais do SESMT, tendo como base informações advindas da OMS, Anvisa, Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, Fundacentro, órgãos de saúde estaduais e municipais (Cerest) e agências de países como os Estados Unidos (OSHA) e a Grã-Bretanha (HSE). “A atuação nesse contexto deve ser fundamentalmente multidisciplinar e transversal, com a assessoria, quando necessário, de profissionais de áreas como infectologia e epidemiologia, com articulação de setores de recursos humanos (sobre trabalhos em home office, afastamentos de trabalhadores de grupos de risco), com a CIPA, para inspeções preventivas no ambiente de trabalho e auxílio para se evitar aglomerações e se observar o distanciamento seguro. Também é importante a interface com setores de higienização dos locais de trabalho e diálogo com sindicatos de trabalhadores”, destaca.
Fonte: Revista Proteção
FOTOS
COMENTÁRIOS